quinta-feira, 14 de junho de 2012

I Colóquio sobre Violência contra a Pessoa Idosa

O Projeto de Extensão do Departamento de Serviço Social e Direito Processual, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), - Núcleo de Assistência Social, Jurídica e de Estudos sobre a Pessoa Idosa  - promove o I Colóquio sobre Violência contra a Pessoa Idosa. O evento será nesta sexta-feira (15), no Auditório da Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (PROEX).
Com o objetivo de promover a discussão sobre a violência contra a pessoa idosa na cidade de Ponta Grossa, o Colóquio busca também trazer a tona uma temática pouco conhecida e debatida na sociedade sensibilizando a comunidade pontagrossense em prol do combate à violência contra os idosos.
A data foi escolhida por ser o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, declarada pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa – INPEA (The International Network for the Prevention of Elder Abuse), e a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2006. Neste dia, 15 de junho, em todo o mundo são realizados eventos com o mesmo objetivo de discutir, mobilizar e sensibilizar a sociedade para a temática.
No Brasil existem atualmente, de acordo com o Censo 2010 do IBGE, 20 milhões de pessoas idosas, ou seja, pessoas com mais de 60 anos. Em 40 anos, este número crescerá de 11 para 29,7% do total da população do país. E segundo as características da população relacionada ao sexo, as mulheres são maioria perfazendo um total de 55,8% em relação a 44, 2% dos homens. Nota-se como a temática violência contra a pessoa idosa é importante e atual. O crescimento do número de pessoas com mais de 60 anos acarreta transformações sociais, que requisitam ações no sentido da defesa e proteção dessa parcela da população como, por exemplo, a garantia dos direitos da pessoa idosa.
O I Colóquio sobre Violência contra a Pessoa Idosa acontece das 13h 30 às 17h 30, no auditório da PROEX. Conta com a participação do promotor de Justiça do Ministério Público Comarca de Ponta Grossa, Doutor Fuad Chafic Abi Faraj, que discutirá sobre os Aspectos legais para o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa – Medidas de proteção e defesa dos direitos. E também da assistente social do Serviço de Proteção ao Idoso do CREAS, Regina Roza Pedroso Rosa, que abordará as Formas de violência contra a pessoa idosa – situações mais frequentes no município de Ponta Grossa. As vagas são limitadas.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                
Inscrições e mais informações no site: http://eventos.uepg.br/violenciaidoso/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário