terça-feira, 31 de maio de 2011

Ponta Grossa conta com primeira Casa Abrigo da Mulher

A Casa está pronta para receber mulheres vítimas de violência doméstica a partir de ofício judicial. As mulheres podem permanecer na casa até 90 dias. No entanto, esse período pode se prolongar através de nova decisão do juiz responsável pelo caso.

O prédio público está finalizado desde novembro de 2010. Servirá para proteger mulheres e seus filhos de agressores físicos ou morais após a denúncia da vítima. Como ainda há falta de circulação de pessoas, a Casa Abrigo desperta curiosidade dos moradores que sempre vêem o prédio vazio.

Entretanto, de acordo com a gerente da Política de Assistência Social de Ponta Grossa, Carla Mendes, a Casa Abrigo da Mulher está em funcionamento e apta para receber as vítimas de violência doméstica. “A Casa está pronta, só estamos esperando a Justiça enviar os ofícios para que as mulheres sejam destinadas para lá”.

A casa tem capacidade para abrigar cerca de quatro mulheres com dois a quatro filhos menores de 18 anos. Carla Mendes acredita que esse número é suficiente para atender às necessidades do município.

“Fizemos uma pesquisa em outras cidades que possuem esta casa de abrigo e elas geralmente recebem em média uma mulher por ano”. Carla lembra que há mulheres que até fazem a denúncia, entretanto, se recusam a sair de suas casas.

A presidente do Conselho Municipal da Mulher de Ponta Grossa, Maristela Matos, enfatiza a importância das campanhas de conscientização dos direitos da mulher. “Essas campanhas encorajam as mulheres para denunciar os agressores. As pessoas têm medo da denúncia não resolver o problema”. Maristela Matos lembra ainda que muitas mulheres não têm conhecimento de onde se dirigir para realizar a acusação.

A casa é coordenada pelo CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social) que destina assistente social, pedagogo, educador social e advogado. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social com o Governo Federal, e é a primeira casa para mulheres vítimas de direitos violados em Ponta Grossa, construída para atender as exigências da Lei Maria da Penha.

Enviado por: Professora Gracia e Valquiria

4 comentários:

  1. Eu gostaria de saber o que devo fazer com relaçao a minha companheira meu nome é leandro moro com uma mulher que vive me ameaçando dizendo que vai me processar e me denunciar mas eu nunca agredi ela . Pelo contrario ela que vive criando confusao nos discutimos muito só nao me separo porque tenho 3 filhos com ela e qpgou muito apegado a eles nao consigo nem pensa em viver lonje deles mas eu sofro muito com esta situaçao nao sei oque devo fazer. Preciso de alguns conselhos

    ResponderExcluir
  2. Olá, electra, por favor, compareça no Núcleo de Prática Jurídica da UEPG para conversar com a professora Luana, por volta das 14h nas terças-feiras, o endereço pode ser obtido na página "contato" do blog.
    Esperamos ajudá-lo,
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. sera que em ponta grossa tem casa de apoio para moças quem não tem aonde morar meu
    contato 042998104981 ass; suelem

    ResponderExcluir